sábado, 19 de julho de 2014

ESTOU DE VOLTA

Pelo visto, ninguém sentiu saudades, mas deixa prá lá. Uma amiga me disse uma vez que “ter saudades é ter inveja de si mesmo”.
Bom, passei por um aperto financeiro e tanto. Quase vendi minhas motos e meu carro para poder saldas minhas contas de cartões de créditos, empréstimos, contas de telefone, luz, TV a cabo, Internet, enfim...
Mas, como Deus está sempre presente na minha vida, minha recuperação tem sido rápida e sólida. Tive ajuda de um amigo de estrada que me ajudou pagar duas parcelas da minha moto Z750.
Mas, este período também não foi muito feliz com colegas motociclista. Um colega faleceu em Belém (PA) e outro quebrou a tíbia, fíbula e fêmur ao atropelar uma Biz com duas pessoas e uma carga de peixes numa vicinal e estragou nosso passeio dominical.
Tive um problema na bengala esquerda e tive que trocar o retentor da minha Z.
Bom, vamos falar de manutenções de motos aqui em São Luís (MA) e talvez seja um problema para qualquer um que tenha uma moto (qualquer uma ) fora do circuito Rio-SP.

Vou falar primeiro da Z750.
- Reparei que havia vazado óleo no estacionamento quando ia para uma cidade a 90 km com meu amigo Luciano de S1000. Pensei logo, vou ter trabalho para achar esta peça em São Luís. Aqui não tem concessionária Kawasaki e tem poucos modelos da marca circulando. Fui na Internet e achei a peça em SP (80,00 reais cada). Na hora de trocar, fui a mecânico e vi a simplicidade de troca deste elemento, se tiver as ferramentas apropriadas. Por enquanto é só o que aconteceu com minha moto em 2 anos de uso. Moto excelente.

Vou falar da Next 250 neste espaço que não é para ela, mas é só pra ilustrar a realidade de um cliente de moto da Concessionaria Dafra de São Luís (não é um ReclameAqui, mas quase!!!).

- Ando forte com moto e isso tem um efeito colateral quando se pega uma cratera a 80 km/h. Não cai, mas a roda rachou. Preço de uma roda nova aqui em São Luis: 1.400 reais. Eu pagaria, mas ela não está disponível. Só em 45 dias! Isso se eu desse 50% para garantir a reserva. Solução: fui a uma loja especializada em desempeno de rodas e solda de alumínio. Caso resolvido por 180,00 reais.

- Ao colocar a roda soldada, o mecânico reparou que as pastilhas traseiras já estavam no metal. Liguei para a Concessionáira. Preço das pastilhas traseiras: 95 reais. Eu pagaria, etc, etc. Só em 45 dias, etc, etc. Solução, fui na Internet e encontrei por 27 reais e 32 reais a dianteira. Com frete, 87 reais, ou seja, tive uma economia de 8 reais e ainda comprei o jogo das pastilhas dianteira.

- Ao colocar as pastilhas traseiras, o mecânico reparou que o amortecedor traseiro estava vazando, possivelmente pela pancada na cratera. Preço de uma suspensão na Concessionaria: 800 reais. Fui na Internet e encontrei em SP por 300 reais usado, ou 670 reais nova. Daí descobri que o amortecedor da CB300 cabe sem nenhuma adaptação. Preço: 210 reais.

- Anteriormente, havia caído por causa de um bueiro sem tampa e tinha quebrado o manete da embreagem. Preço na Concessionaria daqui: 65 reais, em 45 dias. Preços em SP: 27 reais + 24 reais frete, em 5 dias.

Vamos ao resumo do custo pela Concessionária: roda (1.400), pastilhas (95), suspensão (800), manete (65) = 2.340 + mão de obra (4 x 125)=500 = total 2.840 reais
Vamos ao resumo do custo pelo mecânico particular: roda reparo (180), pastilhas (27+12 frete), suspensão (210), manete (55), mecânico (150 – equivalente a 3 x 5) = total 634 reais

O manete eu mesmo troquei. Ou seja, gastaria quase 5 vezes mais, ficaria esperando as peças 45 dias e teria que desembolsar 1.170 reais com a reserva.

Descobri que o filtro de óleo e de ar pode ser usado de modelos da Suzuki.

Assim, concluo este blog dizendo: só vá a Concessionaria fazer revisões obrigatórias. Peças e serviços, fora.