terça-feira, 1 de outubro de 2013

SONHO VERDE DE UM CORINTHIANO
KAWASAKI Z750 ABS 2012

Embora esteja longe de ser um colecionador, tenho três motocicletas. Uma Bros 150, com quase 3 anos de uso, uma Next 250 com 8 meses de uso e uma Z750 ABS com pouco mais de 1 ano de uso.
Minha Bros em S.Jose do Riba,mar
Ilha de São Luis

A Bros comprei como um meio de fugir do trânsito caótico de onde moro (São Luís-MA). A Next comprei meio que por inércia pois fui sorteado no consórcio de uma, acreditem, Soft 50 da Kasinski. Mas, a história mais mirabolante é da Z750.
Todas elas, tem suas características que me fazem ficar com elas. A Bros é imbatível nas buraqueiras das ruas de São Luís. Sempre digo que faço "trilhas" de 2a. a 6a. feira. A Next é boa para cidade e pequenas viagens, por ser econômica e razoavelmente veloz nas rodovias, pois, mantém 120 km/h de cruzeiro podendo chegar a 155 km/h, se o vento ajudar! Além de ter custado 40% a menos que uma Honda CB 300, com a vantagem de ser refrigerada a água, ter 6 marchas e ter indicador de marchas no painel, mas perde em velocidade para CB 300.
Minha Next em S.Jose do Riba,mar
Ilha de São Luis

Mas, pegar uma rodovia com a Kawa é coisa de outro mundo! Toda vez que pego a estrada com ela, me sinto voando. Minha faixa de velocidade preferida é 140 a 160 km/h. Acima, o vento incomoda pois não tem carenagem. Já coloquei 230 km/h e não vou mentir: não é nada confortavel, porém bate aquela adrenalina que todos os motociclistas procuram. Dizem que passa dos 230 km/h, mas deixo isso para os especialistas. Por enquanto é meu limite superior.
Trouxe ela de Belém (PA), rodando 580 km até São Luis (MA). Fui pegar numa sexta-feira, andei uns 70 km até Castanhal (PA), próximo a Belém (PA) no sábado e no domingo toquei pra Cojupe (MA) um trajeto de 540 km onde peguei o ferry-boat até São Luís (MA), uma travessia de 1 hora e meia. Na estrada, vim respeitando o limite de 5.500 rpm (50% da rotação de torque máximo), o que significa que mantendo-se na faixa 120 a 130 km/h. O consumo ficou na faixa de 19 km/l o que permitiu fazer o trajeto com pouco menos de 2 tanques (capacidade 18,5 litros)

Trajeto Belém a Cojupe
A travessia de Cojupe a São Luís e feita em ferry-boat
Minha Z750 ainda no plástico

Voltando um pouco o filme, esta moto não foi minha primeira escolha. Por não ter concessionária Kawasaki em São Luís, tinha a opção de comprar uma Honda, Yamaha ou Suzuki, além de Kasinski ou Dafra. Da Honda, podia pagar por uma Hornet ABS. Da Yamaha, uma XJ6 N, pois não sou muito chegado a motos carenadas. Para mim, motor a mostra é tudo em uma motocicleta. Da Suzuki, nunca me via pilotando uma moto desta marca. Não sei explicar as razões... Se bem que hoje me pego namorando fotos de uma Gladius 650. Da Kasinski, uma GT 650 ou Mirage 650, mas naquele momento, queria uma tetracilíndrica, minha primeira tetracilíndrica. Já tinha tido uma CB 400 e foi um sonho andar com ela. Mas, uma tetracilindrica foram apenas algumas voltas aqui e ali nas motos de amigos.
Primeira volta - Belém a Castanhal

Então, entrei num consórcio da Honda para pegar uma Hornet com ABS na cor verde metálica. No primeiro mês, meu lance foi o segundo e não levei. No segundo mes, venci o lance e tratei de encomendar minha Hornet verde com ABS. Depois de 35 dias, nada... Daí, decidi pegar outra moto verde com ABS e fui até Belém (PA) pegar esta que está comigo a pouco mais de um ano, com 11.000 km rodados, já na 2a. revisão. Para a revisão de 6.000 km, eu peguei a estrada com 5.500 km rumo a Belém (PA). Paguei por ela um pouco mais que a Hornet (coisa de 1.500 reais) mas valeu a pena!
Já estou com a segunda roda traseira. A primeira durou 8.500 km, só pra ver como rodo devagar. Colegas meus com Hornet, Fireblade ou Ninja 1000 tem trocado de pneus a cada 3.000 ou 4.000 km. Os dianteiros duram um pouco mais, pelo menos o dobro de quilometragem.
Parada em Boa Vista do Gurupi (MA)
Cidade fronteriça MA/PA - 258 km de São Luís

Fiz até agora as três revisões programadas. Fiz a troca de óleo e filtro de óleo a 1.000 km. Com 6.000 km, foi feito a troca de 4 litros de óleo, mais o filtro de óleo.A última revisão, além do óleo e filtro, trocou-se o filtro de ar e 3 litros de liquido de refrigeração. De resto é só gasolina e graxa na corrente. Custos? Quando fui comprar esta moto, eu não estava comprando uma máquina e sim um sonho. Um sonho de menino. É caro manter este sonho, não nego, mas me recuso a abrir mão dele. Não dá pra abrir mão dos gastos e fazer economia com uma máquina capaz de nos levar a 230 km/h e ter folga para mais uns 20 km/h. Quem tiver dó da conta bancária, compre uma Pop 100. Tem duas rodas, tem motor, custa uns 4.000 reais e a manutenção custa uns 20 reais de óleo a cada 1.000 km, mas não passa dos 80 km/h, o que para muitas pessoas já é o bastante.
Chegando a São Luis via ferry-boat

Quanto ao consumo, vai depender da torcida do cabo. Meu normal, fica na faixa dos 18 km/l (140 a 160 km/h), mas já cheguei a fazer 14 km/l (180 a 200 km/h). Imagino que entre 200 a 220 km/l deva fazer 10 km/l! Por outro lado, já ouvi falar em 22 km/l, mas deve ser para quem não passa dos 100 km/h.
Uso esta moto para fazer viagem de 190 km (ida e volta) aos domingos pela manhã. Vou tomar o café da manhã em uma cidade próxima (Morros) e retorno antes do almoço. Normalmente, vou só e então faço meu caminho naquela faixa de velocidade confortável. Quando vou com amigos, em geral, a velocidade é maior, bem como a adrenalina. Minha namorada não me acompanha por não gostar de acordar cedo, ou por ela detestar a garupa desta moto que é desconfortável. Para o piloto, nota 10, como era de se esperar.

Chegando a São Luis via ferry-boat o terminal
de ferry-boat na Ponta da Madeira - São Luís

Por aqui, ainda não tem concessionária Kawasaki. Muitas promessas do pessoal de Belém (MA), mas não encontram um local para abrir a loja. Então, eles ficaram de voltar a cada 3 ou 4 meses para fazer as revisões nas motos que eles venderam aqui quando estiveram em exposição num shopping. Eu pego carona e faço revisão junto com este pessoal, mas o ideal é que aqui tivesse ao menos uma oficina autorizada, o que está em fase de negociação.
Um colega criou um canal no WhatApps (Kawasaki SLZ) para compartilhar as alegrias e tristezas de ter uma Kawasaki. A maioria são proprietários (uns 8) de Ninja 300, ótima bicilindrica que chega a 185 km/h na estrada. Conheço também um cara com Ninja 1000, um com Z800 e outro com Z750. Deve haver outros, mas é dificil encontrá-los.
Minha experiência é que o fato de ter uma concessionária na cidade ou não faz uma tremenda diferença para a maioria dos motociclistas de baixa cilindrada. Os de cilindrada maior, não ligam muito. Aqui tem gente com motos BMW, MV Agusta, Ducati, KTM e Harley-Davidson. Tem motos Gas-Gas e Sherco também, que são de baixa cilindrada, mas de valor bem acima das motos com concessionárias na cidade.
                 Primeiro dia em São Luis
No meu caso, embora seja um pobre lascado miserável, consegui comprar esta moto por meio de consórcio. Não me sinto exclusivo e não ligo pra estas coisas de grupos e irmandade só porque a minha moto é X ou Y, ou uma Z. Outro dia, discuti com uma pessoa que criticava as pessoas do grupo por não serem amigáveis e serem egoístas e com falta de humildade, e abandonou o grupo. Ora, o fato de eu ter uma moto verde não quer dizer que seja amigo de todos os usuários de moto verde. A única coisa em comum entre eu e ele é que ele tem uma moto fabricada pela mesma fabricante da minha e ele já queria ser meu amigo inseparável... acho meio forçado. Amizade é uma coisa que vai se fortalecendo com o tempo a partir de uma afinidade.
Sou corinthiano, não daqueles fanáticos capaz de agredir um outro torcedor de outro time, porém tenho uma moto verde, cor do time rival e nem por isso me sinto infeliz. Acho minha moto muito bonita na cor verde, meus "irmãos" corinthianos que me perdoem...

Um comentário:

  1. Mano adorei essa moto tenho a 1 ano não.me deu trabalho só oleo e combustível viajo bastante máximo que atingi de velocidade 240km rodo na faixa de 180 a 200 media do consumo 17 em alta acima de 200 foi na faixa de 15.5 km litro me sinto livre com ela 🏍🏍💨💨

    ResponderExcluir