DEFLETOR DE AR
DIANTERIO OU BOLHA PARA KAWASAKI Z750
Depois de um ano viajando praticamente todo final de semana, percorrendo em torno de 190 km em rodovia e aproveitando
o período de seca na região, decidi colocar uma bolha ou defletor de ar na
minha Z750. Fiquei curioso ao pilotar uma Ninja 1000 e senti uma grande
diferença na pressão do ar em velocidade a partir de 130 km/h.
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Ninja 1000 com bolha regulável em 3 posições e Z1000 com mini-bolha fixa |
Minha moto é
uma naked, escolhida por uma questão de gosto. É muito bonito motos com motores a mostra. Uma moto carenada é como uma linda mulher usando burca. Na minha idade (57 anos,
completos em julho), pilotar na velocidade máxima não é tão importante quanto passear
na velocidade de cruzeiro, mas mesmo na velocidade de cruzeiro pode ser cansativa pois neste período os ventos são mais intensos na região que viajo.
Mas, meus
amigos de viagem são bem jovens, cujas idades vai desde 30 a 45 anos, e na sua maioria tem motos
esportivas (entenda-se, carenadas). A postura é um dos pontos que me tiram
deste tipo motocicletas, mas vendo aquela “bolhinha” na Ninja 1000 fazendo seu
trabalho de tirar alguma pressão do peito e do capacete comecei a me interessar
em colocar uma, pois a postura é a mesma da Z750. Poderei andar sem me cansar muito, pelo menos este é o objetivo de colocar um
defletor de ar na minha naked e não andar junto com as carenadas.
Fui
investigar na Internet e encontrei poucas informações, inclusive de fabricantes,
exceto a Puig que têm vários testes em computador - entenda-se, túnel de vento virtual - comparando com modelos
originais e as bolhas personalizadas. Pois sim, baseados nestas informações
quantitativas posso dizer que vale a pena colocar uma bolha na minha moto
naked. Com isso, mantendo minha postura mais ereta do que se tivesse numa
esportiva teoricamente receberei quase 2 kg de pressão a menos no capacete e
quase 7 kg de pressão no peito, a 150 km/h se eu tivesse 1,80m (tenho 1,72m).
Os testes
mostram que as bolhas personalizadas chega a tirar de 0,5 a 1 kg nos capacetes
e de 1 a 2 kg do peito motos esportivas, quer dizer, em esportivas o efeito da
bolha não é tão significativos como na Z750 ou Z1000 que não vem com carenagens
de fábrica. Para quem se interessar é só acessar o site da Puig e ver os testes
dos modelos de motos de interesse.
Vou comprar
um modelo nacional, fabricado em Ibiúna-SP. Embora não tenha os dados de teste
deste modelo, ela custa 1/3 do modelo importado e sei que os 2/3 do preço do
importado são impostos e outros custos “mortos”. Se o modelo nacional tirar 1
kg de pressão do capacete e 5 kg do meu peito, já estarei satisfeito. O
acrílico do modelo nacional tem os mesmos 3 mm e suporte é de alumínio
anodizado como o importado.
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Z750 sem e com bolha Puig |
Segundo os dados que obtive, terei um aumento de 25% no coeficiente aerodinâmico. Espero que com isso, além de tornar minhas viagens menos cansativas, consiga significativa economia de combustivel. Se melhor o consumo em 25% também será uma maravilha.
Farei um
teste e colocarei no meu próximo blog.
Motos naked não me interessam.
ResponderExcluirAcho feias, e a idéia de ficar fazendo força segurando guidão em velocidades altas não me atrai nem um pouco.